8.12.11

Questionário M-Chat em Site

Autismo e Realidade colocou no site um breve questionário conhecido como M-Chat. Não encontrei introdução; por exemplo, o M-CHAT é um breve questionário adaptado do CHAT de Simon Baron-Cohen eliminando a parte de observação direta, que tem sido testado em diferentes estudos e parece ser um bom método de screening / triagem para identificar crianças que devem ser encaminhadas para um especialista para avaliar diagnóstico de autismo. Também não encontrei referência; por exemplo quem tradziu para o português e se a tradução foi testada / pesquisada para confirmar validade (como Losapio e Pondé). Entende-se, pois o objetivo parece ser disponibilizar o questionário de forma simples e acessível a pais. Porém uma introdução bem simples me parece necessária para preparar o pai ou mãe respondendo o questionário.

Fiz o teste usando uma criança imaginária baseada em uma criança real da minha experiência profissional, representativa porém com parte e não todas as características. O resultado:


Fiquei aliviada com a presença do aviso importante de que o teste não é diagnóstico e um médico deve ser consultado "quando houver dúvidas". Deveria dizer consulte um médico se o resultado está acima de 6 ou consulte um médico de qualquer maneira se você não estiver certo  sobre algumas respostas, pois o diagnóstico de autismo pode ser bastante complicado por causa da estrema variabilidade comportamental encontrada no espectro e a falta de instrumentos definitivos.

Enfim, o site vai se desenvolvendo.


Robins, D., Fein, D., Barton, M., & Green, J. (2001). The Modified Checklist for Autism in Toddlers: An initial study investigating the early detection of autism and pervasive developmental disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 31 (2), 131-144